A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde e CADIP realizou no último dia 7, uma “Capacitação em Sífilis na Gestação e Sífilis Congênita” para os enfermeiros de Fernandópolis e dos treze municípios do Colegiado. O evento aconteceu no Anfiteatro do Hospital do Câncer Fernandópolis e reuniu cerca de 60 profissionais, incluindo participantes de Jales e Santa Fé do Sul.
O objetivo da capacitação é atualizar os conhecimentos dos profissionais da saúde, focando principalmente, a preocupação com as Gestantes. “É importante manter os profissionais sempre bem informados para garantir a qualidade do atendimento à população”, explica a secretária de Saúde Lígia Barreto.
A Sífilis uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum que pode se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.
Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar seqüelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.