SAMU de Fernandópolis recebe nova viatura

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

SAMU de Fernandópolis recebe nova viatura

O trabalho da equipe do SAMU de Fernandópolis “Dr. Theodósio Dério Semeghini” foi reforçado com a chegada de uma nova viatura. A partir de agora a cidade conta com cinco ambulâncias, quatro no município e uma na base de Ouroeste.

As ambulâncias comportam atendimento bnásico e avançado em caso de urgências e emergências para atender no município e região.

Essas unidades de saúde oferecem segurança e um amplo espaço interno que faz com que os profissionais tenham praticidade na hora do atendimento.


Como funciona o SAMU

As viaturas são divididas em ambulâncias de Simples Transporte, Unidade de Suporte Básico de Vida, e Unidade de Suporte Avançado de Vida com possibilidade para transporte neonatal.

Ambulância de Simples Transporteé destinadaao transporte de pacientes que não apresentam risco de vida, em remoções simples e de caráter eletivo: pacientes acamados, que fazem hemodiálise, idosos e crianças.

Ambulância de Suporte Básicoé destinada ao transporte de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino.Também transporta pacientes que necessitam de atuação profissional, mas que não apresentam risco iminente de morte, contudo contam com pessoal treinado e equipamentos até a chegada do suporte mais avançado (se necessário). Está tripulada pelo socorrista e técnico de enfermagem. É equipada com suporte ventilatório/ oxigênio/aparelho para arritmia e parada cardíaca.


Ambulância de Suporte Avançado de Vida também conhecida por UTI móvel, é o veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados intensivos.

A viatura de suporte avançado está tripulada 24h com médico, enfermeiro e socorrista e equipada com:

*Respiradores (aparelho para respiração artificial):
*Cardioversores (aparelhos para arritmias e paradas cardíacas)
*Oxímetros de Pulso (aparelho que mede a o oxigênio do sangue)
*Ambu (para fazer ventilação no paciente)
*Maleta de Medicações (diversas para urgência e emergência)
*Materiais Descartáveis
*Esfignomanômetro e Estetoscópio (aparelho de pressão arterial)
*Laringoscópio
*Incubadora de Transporte (para recém nascido de alto risco)
*Maca / Cadeira de rodas retrátil
*Cilindros de Oxigênio e ar comprimido
*Inversor de voltagem
*Prancha de Politrauma
*KED (colete de imobilização e proteção da coluna para retirada de veículo)

*Prancha rígida

*Colar cervical

*Talas

*outros


Todas as viaturas do SAMU 192 - Fernandópolis possuem:

Pneus especiais, próprios para maior segurança, conforto e dirigibilidade;
Itens de segurança: Sirene, Giroflex, luzes de advertência;
Ar Condicionado na cabine e no salão, propiciando a temperatura adequada para cada ocasião;
Armários em módulos, para melhor divisão de equipamentos, materiais e medicações;
Bancos para ação do médico e enfermagem, todos com cintos de segurança, para total segurança dos tripulantes, pacientes e acompanhantes;
Documentação legalizada junto aos Órgãos Competentes
Atualmente, com manutenções preventivas periódicas, que visam minimizar panes elétricas e mecânicas, e consequentemente o desgaste emocional dos pacientes e acompanhantes.

Importante: As viaturas do SAMU 192- são unidades de saúde, assim como uma UBS, com a diferença de que estas unidades vão até o doente para que seja oferecido o suporte que necessita. Pois o seu atendimento acontece antes do hospital, ou antes, do posto de saúde. Por isso a importância da valorização e conscientização de que este serviço deve ser acionado com responsabilidade.