A Campanha Nacional de Combate ao AVC – Acidente Vascular Cerebral - realizada em Fernandópolis foi considerada um sucesso pelos organizadores. Em Fernandópolis com apoio da UNIMED, Santa Casa, Associação Paulista de Medicina, Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas, Fundação Educacional de Fernandópolis, Unicastelo e a Secretaria de Municipal de Saúde, a semana nacional do combate ao AVC atendeu centenas de pessoas na cidade e municípios da região.
O objetivo da campanha era colocar a luta contra o AVC como tema central da agenda global da saúde. O tema “Um em cada seis” foi escolhido mundialmente, para destacar o fato de que hoje, uma em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Todos estão em risco.
Pelo terceiro ano consecutivo, Fernandópolis participou ativamente da campanha, conscientizando a população em geral a respeito do assunto. As palestras lotaram o anfiteatro da UNIMED, sendo que no sábado cerca de 200 pessoas foram atendidas na praça central pelos voluntários da campanha.
AVC mata um a cada 2 dias na região
Dados apresentados por pelo Hospital de Base de Rio Preto aponta que a cada 2,4 dias uma pessoa morre na região vítima de AVC. Neste ano, 99 pessoas da região, que moram em cidades atendidas pela Delegacia Regional de Saúde de Rio Preto (DRS-15), morreram após sofrer derrame. Os números são do DataSus, banco de dados do SUS – Sistema Único de Saúde.
O problema é ocasionado por uma interrupção do fornecimento de sangue ou a ruptura de um vaso sanguíneo de qualquer parte do cérebro. O primeiro, chamado isquêmico, é responsável por 80% dos casos.
O segundo, o AVC hemorrágico, só responde por 20%, porém é o principal causador de óbitos. A doença provoca formigamento ou dormência de mãos e pés, fraqueza nos membros inferiores, superiores e na face, além de dificuldade na fala e convulsões.
O diagnóstico precoce é a principal fator para o tratamento. A identificação rápida aumenta as opções de tratamento, por isso os testes feitos durante a Semana Nacional do combate ao AVC, poderão salvar centenas de vidas.