Patricia Kawakame assume pasta da Saúde

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Patricia Kawakame assume pasta da Saúde
Prefeito Vilar exigiu “fim das filas” em 30 dias; nova diretora assumirá só no dia 26
A coordenadora do curso de Enfermagem da FEF, Patrícia Moita Garcia Kawakame, é a nova diretora de Saúde do município de Fernandópolis. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 6, no gabinete do prefeito Luiz Vilar de Siqueira.
Patrícia assume em lugar do médico José Martins Filho, que foi aconselhado pelo Tribunal de Contas a regularizar sua situação profissional, uma vez que ocupa cargo público no município de Estrela D’Oeste há cerca de 20 anos. Segundo o TCE, o acúmulo de cargos é irregular.
Vilar declarou que não teve dúvidas na escolha, por causa do trabalho que a nomeada desenvolveu na FEF, quando o prefeito era presidente da Fundação. Ele exigiu publicamente que Patrícia dê fim às filas na saúde pública e que reduza os gastos – atualmente em torno de 25% do orçamento do município – para no máximo 18%: “São dois desafios: enxugar despesas e melhorar os serviços”, disse o prefeito.
Apesar de Vilar ter assinado a portaria de nomeação durante o ato, Patrícia só assumirá no dia 26 deste mês, já que tem que defender sua tese de doutorado na USP nos próximos dias.
Formada em Enfermagem pela FEF, ela afirmou que pretende seguir as metas estabelecidas pelo novo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha: minimizar filas de espera, ampliar a política de prevenção a doenças e trazer inovações para o setor. “Saúde é o nosso maior projeto de desenvolvimento social”, assegurou.
Com relação aos gastos, Patrícia disse que pretende “canalizar os recursos da melhor forma possível”. Finalizou dizendo que fará “uma gestão técnica, sem prejudicar a esfera política, cujos agentes são representantes do povo”.