O governo federal anunciou na última segunda-feira (20), em Brasília (DF), o lançamento de editais e portarias para que municípios de todo o Brasil possam ser beneficiados com 6.120 leitos, previstos no Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Além da oferta de leitos, os serviços de atenção serão ampliados e toda a rede receberá qualificação, com um investimento de R$ 140,9 milhões, provenientes do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) da Presidência da República.
Em cerimônia no Palácio do Planalto que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto; do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Armando Félix; e da secretária adjunta da Senad, Paulina Duarte o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ressaltou que as medidas anunciadas nesta segunda-feira permitem a intensificação das ações de prevenção do problema, do tratamento dos dependentes e do combate ao tráfico da droga. É uma mudança de patamar, de integração das instituições, com uma abordagem intersetorial, com muitas inovações. É um momento de elevação do padrão de qualidade do esforço do governo e da sociedade no enfrentamento da questão das drogas no Brasil, afirmou o ministro. Desde 2003, o governo federal desenvolve ações direcionadas ao enfrentamento do consumo de drogas no país e ao tratamento de usuários.
Além de ampliada, a rede de atenção integral para usuários de crack e outras drogas também será qualificada, por meio da capacitação continuada dos diferentes profissionais e equipes das redes públicas de saúde e de assistência social em prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de crack e outras drogas. Para que isto ocorra serão criados, em parceria com instituições públicas de ensino superior, 30 Centros Regionais de Referência e 50 Programas de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET).