Com novo hospital, viagens a Barretos diminuirão 80%

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Com novo hospital, viagens a Barretos diminuirão 80%
Com a entrada em funcionamento do Hospital de Câncer de Jales o trabalho preventivo pode levar o índice de cura da doença a até 95%. Foi o que afirmou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas, durante a inauguração do hospital, no último dia 15.
O evento contou com a presença do governador Alberto Goldman, do diretor executivo da Fundação Pio XII, Henrique Prata, dos deputados federais Vadão Gomes (PP) e Júlio Semeghini (PSDB), além de várias autoridades.

O secretário explicou que o HC de Jales é um hospital regional, que já está atendendo pacientes de 52 municípios das regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, o que vai permitir que a população possa fazer o diagnóstico de câncer mais precocemente e iniciar o tratamento.
Barradas informou que, no ano que vem, será ampliada a área de internação e que, no momento, já estão funcionamento as áreas de diagnóstico, tratamento, pequenas cirurgias e quimioterapia.
Henrique Prata destacou que em Jales, por enquanto, só não serão realizados os procedimentos mais complexos, como colocação de próteses e cirurgias mais delicadas, mas o hospital está se preparando para, nos próximos anos, criar as condições necessárias para que possa fazer todo tipo de tratamento, mesmo os mais complicados.
Com a inauguração, o número de pacientes deverá aumentar, explicou o diretor clínico André Luiz Silveira. Só para dar um exemplo, ele disse que, de imediato, já estão sendo realizadas cerca de 800 quimioterapias por mês, sendo que esse número deverá aumentar, nos próximos meses.
Ocupando uma área construída de 6.500 metros quadrados, o hospital tem capacidade de realizar mensalmente 7.000 exames de diagnóstico, 4.200 procedimentos clínicos, 300 cirurgias. 1.500 aplicações de quimioterapia e 5.500 de radioterapia.
Inicialmente está sendo feito um trabalho de orientação aos pacientes da região que são atendidos em Barretos para que passem a ser tratados em Jales.
DESENVOLVIMENTO
Para receber todos estes pacientes da região e dos estados vizinhos, a cidade vai se preparando, como explicou o prefeito Humberto Parini, destacando o desenvolvimento que começa a ser perceptível de várias formas, como a valorização dos terrenos próximos ao hospital, com grandes expectativas nos setores imobiliários, além da movimentação nos restaurantes, hotéis, comércio em geral, prestadores de serviços e vários outros segmentos.