Fernandópolis tem taxa de médico por habitante maior do que os EUA

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis tem taxa de médico por habitante maior do que os EUA
Fernandópolis tem um médico para cada 392 habitantes, taxa maior do que a do Estado de São Paulo, que é de 410 habitantes por médico. Porém, esse índice não é tão bom se comparado a São José do Rio Preto, que possui um médico para cada 206 habitantes, segundo estudo divulgado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).
O levantamento, realizado neste mês de março, aponta que Fernandópolis possui 162 médicos ativos, o que corresponde à taxa de 2,54 profissionais em atividade por mil habitantes. Esse número também é maior do que a média da região Sudeste, que é de 2,43 médicos por mil habitantes. A cidade deve começar a se destacar em breve no Estado por possuir uma universidade que dispõe do curso de Medicina e que deverá formar por ano em média 80 profissionais.
A taxa de médico por mil habitantes de Fernandópolis supera a de países desenvolvidos como Estados Unidos e Canadá, que possuem índices de 2,4 e 2,2 respectivamente.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como parâmetro ideal de atenção à saúde da população a relação de um médico para cada 1.000 habitantes. Para centros com uma rede de serviços bem estruturada, os técnicos defendem a ampliação desse parâmetro. De qualquer forma, a definição desta relação torna-se um importante recurso de mapeamento da distribuição de médicos no país.
Segundo o estudo do Cremesp, Santos é a cidade do estado de São Paulo que apresenta a maior taxa de médicos por mil habitantes (6,34). São José do Rio Preto tem uma taxa de 4,85, o que a coloca na quinta colocação do ranking.