Em janeiro, casos de dengue aumentaram 370% em relação a 2009

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Em janeiro, casos de dengue aumentaram 370% em relação a 2009
Devido ao período chuvoso, que está incidindo nos dois primeiros meses do ano, o número de casos confirmados de dengue em Fernandópolis teve acentuado avanço. O mesmo quadro se repete em outros municípios.
Em 2009, foram confirmados em Fernandópolis 647 casos da doença, sendo que desses, 20 foram no mês de janeiro. Já em 2010, foram notificados no primeiro mês do ano 74 casos, o que corresponde a um aumento de 370% em relação ao mesmo período de 2009.

A Diretoria da Saúde prepara o primeiro arrastão do ano, que será realizado em março. Novos Agentes de Controle de Vetores serão contratados para compor a equipe de combate à dengue, que passará a contar com 46 integrantes.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fabiana Pietrobom Lavezo, “os munícipes devem manter seus quintais limpos e não esperar somente pelos arrastões”. O mutirão de limpeza e combate à dengue também envolverá o âmbito escolar. Através de temas transversais, a Diretoria Municipal de Educação vai trabalhar com os alunos em salas de aulas.

No ano passado, as escolas fizeram uma série de trabalhos educativos, realizaram apresentações de peças teatrais e uma passeata de conscientização pelas ruas centrais da cidade.

Mesmo com todas essas ações desenvolvidas pelo município, o Diretor Municipal de Saúde José Martins Filho afirma que a realidade continua a mesma ou pior. “Nós realizamos ações de combate à dengue, mas os agentes de controle de vetores nos informam que a situação está igual ou pior que anos anteriores nos domicílios. Por isso não adianta depois culpar a prefeitura, é preciso que a população tenha consciência do problema, limpe o seu quintal e esteja atenta ao quintal do vizinho. A nossa parte está sendo feita, agora precisamos também contar com a ajuda dos munícipes”.