Acupuntura no combate do fumo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Acupuntura no combate do fumo
A lei antifumo, que entrou em vigor no Estado em agosto, tem mudado os hábitos de muitos fumantes. Com a proibição de fumar em locais públicos fechados, 24% estão tentando abandonar o vício e 46% tentam fumar menos. É o que revelam os resultados de uma pesquisa do Instituto QualiBest.

Muitos são os métodos utilizados pelas pessoas para deixar de fumar. Entre eles, está a acupuntura. A fisioterapeuta acupunturista Tatiane Franciele dos Santos afirma que muitos medicamentos podem - ao invés de ajudar a libertar do vício - causar dependência química. A reposição de nicotina como adesivos e gomas de mascar, por exemplo, é uma técnica contraditória, segundo ela, uma vez que o objetivo é desintoxicar o organismo da substância e não introduzir mais.

Já a acupuntura traz um método de autocura. Contudo, Tatiane faz a observação de que a técnica não é milagrosa. “Antes de se pensar em fazer acupuntura para parar de fumar é preciso fazer uma pergunta de suma importância ao paciente: você quer parar de fumar ou querem que você pare? O tratamento com acupuntura irá tirar a vontade física de fumar e não sua vontade psíquica; dessa forma, não haverá tanta necessidade fisiológica, mas a psíquica e habitual contínua”, afirma.

O método consiste na seguinte forma: coloca-se uma grande quantidade de energia Yang dentro dos pulmões que proporciona uma hiperenergização. Como duas coisas não ocupam o mesmo lugar no espaço, a energia pulmonar se expandirá e jogará a nicotina armazenada na corrente sangüínea.

Ao passar pelos rins, ela será eliminada através da urina, desintoxicando o organismo e os pulmões passam a produzir anticorpos antinicotínicos. Além da energia dos pulmões e rins, trabalha-se também com os pontos que agem no sistema nervoso, uma vez que o indivíduo que tenta parar de fumar fica com o sistema nervoso alterado.

A região da garganta também é estimulada para aqueles que têm tosse e/ou pigarro matinal característico do fumante. Trabalha-se também com pontos que reduzem a ansiedade e nervosismo, além dos pontos específicos para cada caso.

A acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa que leva em consideração os canais de energia do corpo para alcançar o equilíbrio físico e emocional. A colocação de agulhas em pontos específicos do corpo promove a liberação de opióides endógenos, corticosteróides endógenos e neurotransmissores, que agem como analgésicos, antiinflamatórios e antidepressivos.

Desta forma, pode-se afirmar ser uma método inteligente de autocura, através do qual é possível tratar de artrite, artrose, reumatismos, inchaços, gastrite, faringite, constipação intestinal, rinite, sinusite, insônia, ansiedade, tendinite, bursite, ciatalgia, lombalgia, hérnia de disco, disfunções respiratórias, alergias, disfunções estéticas (estrias, celulite, olheiras, rugas, etc.), distúrbios da tireóide, bruxismo, TPM, sintomas da menopausa, obesidade e sobrepeso e, até mesmo, parada de vícios, bem como o tabagismo e o alcoolismo.