A equipe de odontologia subordinada à Diretoria Municipal de Saúde de Fernandópolis atendeu a 295 pacientes na região do CAIC, onde o Dr. Ônibus permaneceu de 7 de julho a 28 de agosto último, atendendo no período noturno.
Nesse período, houve 420 procedimentos odontológicos, com a entrega de 110 próteses e seis placas de combate ao bruxismo, segundo o coordenador Álvaro Okabe.
COLETA DE SANGUE
A novidade na ação do Dr. Ônibus foi o serviço de coleta de sangue dos moradores do bairro, realizada pela equipe do CADIP, coordenada por Gilberto Vian e Rosimeire Belentani, para diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Em apenas um mês de trabalho, foram colhidas amostras de sangue de 176 pessoas, totalizando 880 exames. Com isso, esses moradores puderam conhecer sua condição sorológica, já que os exames incluíam testes para hepatite, sífilis e Anti-HIV.
Okabe considera que o sucesso da operação se deve à liberdade de ação conferida pelo diretor de Saúde, José Martins Filho: Tanto o diretor quanto o prefeito Luiz Vilar querem é trabalho. O Dr. José Martins nos deu carta branca para executar esse projeto, que agora deverá ser levado a outros bairros da cidade, disse o coordenador.
Em setembro, o Dr. Ônibus com os serviços odontológicos e de coleta de sangue estará no bairro Santa Bárbara, localizado na zona leste de Fernandópolis.