Fernandópolis terá UPA e SAMU em 2010

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis terá UPA e SAMU em 2010
Foi aprovado nesta quarta-feira, 26, o pedido de instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) para Fernandópolis.

O pedido de implantação foi aprovado pelo colegiado de São José do Rio Preto do Comitê Intergestor Bipartite, órgão formado por municípios e Estados.

O projeto será encaminhado para o Ministério da Saúde e deverá entrar em funcionamento em 2010. Com o UPA e o SAMU, os problemas serão diagnosticados e tratados com maior precisão.

“Esperamos a aprovação do Ministério da Saúde para definirmos o local onde o prédio deverá ser construído. Na mesma área deveremos colocar as instalações do Samu, o que é permitido desde que sejam independentes, inclusive com equipes profissionais diferenciadas”, explica o Prefeito Luiz Vilar.


UPA
A Unidade de Pronto-Atendimento será de nível I e oferecerá serviços 24 horas com a disponibilidade de pediatra e clínico geral, além de equipe de enfermeiros. É voltada para procedimentos básicos, o que deve minimizar a demanda pelos serviços prestados na Santa Casa de Fernandópolis, pelo Pronto-Socorro.


SAMU
O Samu funcionará com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população, e realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.