Uma ideia simples está trazendo excelentes resultados em Fernandópolis. O diretor municipal de Saúde José Martins Filho e o coordenador de Odontologia, Álvaro Okabe, decidiram acrescentar aos serviços de tratamento dentário do Dr. Ônibus consultório itinerante que percorre os bairros da cidade o serviço de coleta de sangue para exames de diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Segundo Martins Filho, muita gente deixa de fazer esse exame de sangue por falta de tempo. Agora, os interessados poderão coletar sangue à noite, no seu próprio bairro, no ônibus que presta tratamentos odontológicos.
Okabe revelou que o prefeitouie Luiz Vilar deu todo apoio à medida: Unimos os setores da Saúde para incrementar a qualidade do serviço prestado, garante. O exame de sorologia detecta hepatite B e C, sífilis, HIV e outras patologias transmissíveis através da relação sexual.
No primeiro dia de funcionamento a última terça-feira, 28 nada menos que 17 pessoas se submeteram à coleta de material. No dia seguinte, o número subiu para 27. Okabe alerta que a coleta de sangue só acontecerá às terças, quartas e quintas. Atualmente, o Dr. Ônibus atua no bairro do CAIC, onde deverá permanecer ainda por vários dias, devido à grande demanda de pacientes do setor de Odontologia.