Ortopedia da Santa Casa de Fernandópolis oferece plantão 24 horas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Ortopedia da Santa Casa de Fernandópolis oferece plantão 24 horas
Com o compromisso de prestar atendimento 24 horas por dia aos pacientes de Fernandópolis e região, o serviço de ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis instituiu o “plantão in loco”. Desde o mês de março deste ano, os médicos especialistas Paulo Vladimir Brianti, Hélio Franciscon, Ricardo Sano, José Antônio Franciscon e José Maria Nuevo atendem em horários diferenciados.

A Santa Casa dispõe de plantonistas ortopédicos presencialmente no hospital das 7h às 19h. No período noturno, das 19h às 7h, há o plantão à distância, quando o médico aguarda o chamado da emergência ortopédica para se dirigir ao hospital. Antes disso, o paciente é atendido pelo plantonista disponível no Pronto Socorro do hospital. Nos casos de urgência que necessitam do especialista, o médico é convocado para prestar o atendimento.
O serviço de ortopedia da Santa Casa realiza diversos tipos de cirurgia, desde as mais simples, como tratamento de contusões, até o implante de prótese osteo-articular. Um balanço de atendimentos feito nos últimos seis meses na ortopedia constatou que foram realizadas 15.190 consultas ambulatoriais pelo setor, uma média de 2.531 consultas por mês. Foram 562 cirurgias ortopédicas, uma média de 93 por mês. Já os casos de internações de pacientes com problemas ortopédicos somaram 848 casos, média de 141 internações por mês.

Segundo o médico Paulo Brianti, chefe do serviço de ortopedia da Santa Casa, o hospital tem recebido uma grande demanda de pacientes. “Os números comprovam a importância do atendimento que é prestado pelo hospital para Fernandópolis e demais cidades da nossa região”, disse. O médico destaca a parceria entre a Santa Casa e o curso de medicina da Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco). “A parceria contribuiu para que o grupo de médicos buscasse mais alternativas de conhecimento técnico e acadêmico para poder fornecer aos alunos o que existe de moderno e atual na área de ortopedia.”
Há mais de um ano, alunos de medicina freqüentam o ambulatório de ortopedia e acompanham os casos atendidos no hospital. “Toda essa união faz os profissionais da Santa Casa aprimorarem seus conhecimentos para proporcionar aos alunos técnicas e teorias inovadoras e, principalmente, melhorar cada vez mais o atendimento aos nossos pacientes”, complementa o médico.
Os ortopedistas também pleiteiam junto ao MEC (Ministério de Educação) a residência médica em ortopedia no hospital. “Buscamos uma maior regionalização de alta complexidade em ortopedia para, assim, atender casos especiais não só para uma população de aproximadamente 450 mil habitantes da nossa região, como também atender a grande procura do serviço por pacientes de outros Estados, como Minas Gerais e Mato Grosso”, afirma Brianti.