O Projeto FEF em Ação Responsabilidade Social e Cidadania - realizou, no domingo, a Feira de Saúde e Qualidade de Vida na Brasitânia, distrito de Fernandópolis. O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal, Ministério Público, OAB, Unimed, Santa Casa, Secol e Grupo Arakaki. O projeto conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Fernandópolis, do Rotary Club Nova Era, da Polícia Militar e do Sindicato Rural.
O Projeto FEF em Ação surgiu para proporcionar mais qualidade de vida para a população. Agora, com a parceria efetiva da Prefeitura, vamos poder oferecer um número maior de serviços e solucionar os problemas detectados com mais rapidez, disse Luiz Vilar de Siqueira, prefeito de Fernandópolis, que esteve presente na Feira de Saúde da Brasitânia.
Cerca de 500 pessoas foram atendidas nos diversos estandes da feira, os quais são divididos em Programa de Qualidade de Vida da Criança, Programa de Qualidade de Vida do Adolescente, Programa de Qualidade de Vida da Mulher, Programa de Qualidade de Vida do Adulto, Programa de Qualidade de Vida do Idoso e Programa de Saúde Bucal.
Exames de sangue para detecção de anemia e diabetes, aferição de pressão, coleta de material para papanicolau (exame preventivo do câncer de colo de útero), orientação nutricional, avaliação auditiva e da voz, orientações sobre primeiros socorros, massagens, orientações quanto à postura, educação sexual e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis para adolescentes, informações sobre financiamento para moradia e atividades lúdicas para crianças foram algumas das diversas atividades oferecidas na Feira de Saúde.
Ficamos satisfeitos com a participação da população de Brasitânia, desde a audiência pública. As pessoas vieram para a praça para conhecer o que o FEF em Ação e os parceiros têm a oferecer e estão aproveitando as orientações, avaliou o promotor Denis Henrique Silva.
Para Paulo Nascimento, presidente da FEF, a contribuição social do FEF em Ação é tão grande quanto é a experiência proporcionada aos alunos participantes do projeto. A população ganha com os serviços que prestamos gratuitamente e a equipe da FEF com a prática dos conhecimentos produzidos dentro da esfera acadêmica.
Além dos serviços na área de Saúde, o evento contou com um estande de artesãs de Brasitânia e com uma unidade móvel da Polícia Militar, que realizou orientações sobre segurança pública. A PM também realizou uma apresentação do canil da Polícia.
A idéia de trazer o FEF em Ação para Brasitânia foi muito boa, já que é difícil para a maioria do povo do distrito fazer exames, devido à distância de cidades maiores e porque aqui não temos tantos recursos como em Fernandópolis e em cidades vizinhas, disse Claudinéia Francisca, moradora do distrito.
A Feira de Saúde marca o início das atividades no distrito. É a partir daí que a FEF, nas mais diversas áreas, começará os projetos e atendimentos no local com atividades que vão durar o ano todo. O FEF em Ação já passou pela região do CAIC e na região dos bairros Paulistano, Ipanema, Uirapuru e Redentor, onde as ações intervencionistas já estão acontecendo.
Diversas autoridades também passaram pelo evento. Além do prefeito Luiz Vilar, do promotor Denis Silva e de Paulo Nascimento, da FEF, estiveram no evento o médico José Martins (diretor municipal da Saúde), Alessandra Molina (presidente do Rotary Nova Era), Henri Dias (presidente da OAB Fernandópolis), José Sequini Júnior (provedor da Santa Casa e empresário da Secol) e o empresário Luiz Akaki.
Até o final do ano, a previsão é de que o FEF em Ação chegue a mais duas regiões de Fernandópolis, seguindo o cronograma de levantamento e tabulação de dados, realização de audiência pública e depois as ações intervencionistas.
O FEF em Ação surgiu de uma parceria firmada com o Ministério Público Estadual, por meio do promotor Dênis Henrique Silva, curador das Fundações e da Infância e Juventude. Trata-se de um projeto de extensão à comunidade que vai realizar o diagnóstico comunitário da população de Fernandópolis e região, nas dimensões da saúde, do meio-ambiente e da educação.