A ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz) promoveu nesta semana a Campanha Nacional da Voz. Em todo o país foram desenvolvidas atividades cujo objetivo de promover atendimentos, palestras e orientações quanto aos cuidados com a voz. No dia 16 foi comemorado o Dia Nacional da Voz, mas as atividades começaram na segunda-feira e se estenderam até o último sábado.
Em Fernandópolis, as ações são promovidas pelo curso de Fonoaudiologia da Fundação Educacional de Fernandópolis. Dentre as atividades desenvolvidas por alunos do curso orientados por estão a triagem vocal no câmpus I da FEF, além de palestras e orientações na sala dos professores e na sala da OAB no Fórum de Fernandópolis.
"Escolhemos as atividades com professores e advogados porque os profissionais que exercem essas duas atividades são considerados profissionais da voz, pois precisam muito dela para o exercício da profissão", explica Mara Mércia Belúcio Buosi, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da FEF.
Devido à sua relevância, a Campanha Nacional da Voz atingiu níveis mundiais em 2003. Graças a parcerias e ao reconhecimento de diversas entidades internacionais, conseguiu a promulgação do dia 16 de abril como o Dia Mundial da Voz. Atualmente, Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá, Estados Unidos e diversos outros países também organizam ações para comemorar a data.
Existem vários tipos de doenças ligadas à voz, mas normalmente as pessoas só percebem a rouquidão. Em grande parte dos casos, uma doença surge pelo uso errado da voz. De 20% a 30% da população normalmente apresentam algum tipo de lesão nas pregas vocais. Apesar de benignas, essas lesões podem evoluir para um problema mais grave, como o câncer de laringe, que muitas vezes, aparece em seu estágio inicial como uma simples rouquidão.