A lavagem das mãos é sem dúvida um ato simples e de grande importância para a prevenção e o controle de várias infecções, inclusive as hospitalares. É pensando nesse propósito que a equipe da SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Votuporanga, implantou em forma de treinamento, o POP (Procedimento Operacional Padrão), sobre higienização das mãos.
Ministrado pela equipe de enfermagem do setor, o treinamento ocorreu nos dias 18 e 19 de março no Espaço Unifev Saúde. Para a enfermeira Milena Basso Bolpato, o objetivo principal é fazer com que todos os funcionários adotem a essa simples técnica e previnam-se de infecções hospitalares. Dentro de um estabelecimento de saúde temos microorganismos que estão em toda a parte, desde recepção até as alas, as pessoas são os veículos constantes que levam estes agentes de um lugar a outro, afirma.
Atualmente, o hospital disponibiliza em todos os setores dispensadores de álcool gel 70% que podem ser usados em substituição pela higienização com água e sabão. Estes procedimentos devem ser feitos ao iniciar um turno de um trabalho, após ir ao banheiro, antes e depois das refeições, antes de preparar e manipular algum medicamento, antes e após o contato com o paciente e em outras ocasiões.
Baseado na Portaria 2616/98 e na RDC 50/2002, esses instrumentos normativos reforçam o papel da higienização das mãos e a prevenção e controle das infecções em serviços da saúde.
A diretora de enfermagem, Vera Ito, reforçou a importância do treinamento. Temos que ter o hábito de higienizar as mãos a cada procedimento realizado, quando o assunto é saúde, a melhor maneira é a prevenção em todos os casos.
Contando com uma aula expositiva de casos e debates, o compromisso da Santa Casa é promover saúde e manter os pacientes seguros e saudáveis, mediante maneiras simples, como a higiene das mãos.