O Departamento Odontológico da Diretoria da Saúde iniciou nesta segunda-feira, 16, o levantamento epidemiológico de cárie dentária em crianças de 0 a 14 anos, das redes Municipal e Estadual de Ensino. A iniciativa é parte do programa do Ministério da Saúde, Brasil Sorridente.
A primeira escola a passar pelo levantamento e receber os kits para higienização bucal foi a Escola Estadual João Garcia Andreo. Os 180 kits, contendo escova, pasta e fio dental, foram entregues pelo coordenador odontológico Alvaro Okabe, com o apoio da vice-diretora Renata de Souza e da professora Zilda Gonçalves.
Para a professora Zilda Gonçalves, é fundamental o envolvimento de diretores, professores e coordenadores neste trabalho. No que depender do nosso trabalho, da equipe de prevenção e os dos profissionais da área odontológica, até 2010 baixaremos em 40% o índice de cáries em crianças do nosso município, afirmou.
O município de Fernandópolis, entre os anos de 2000 a 2008, baixou de 2,08 para 1, 60 o índice CPO-D, e tem como meta para o próximo ano um índice menor que 1,0, o que representaria 90% das crianças, nas idades de 5 a 6 anos, sem cárie. A próxima beneficiária dos kits será a Escola Municipal Dr. Alberto Senra, no Jardim Ipanema.