AVCC deve firmar convênio com Fundação Pio XII de Barretos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

AVCC deve firmar convênio com Fundação Pio XII de Barretos
Em entrevista coletiva concedida na tarde de segunda-feira, 26, o prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar de Siqueira, anunciou que a Associação dos Voluntários no combate ao Câncer (AVCC) poderá firmar parceria com a Fundação Pio XII, que administra o Hospital do Câncer de Barretos.

Acompanhado do diretor de Saúde, o médico José Martins Filho, Vilar explicou que no próximo dia 4 haverá reunião em São Paulo com o governador José Serra e o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas, quando serão discutidos os termos do convênio. "Esse acordo possibilitará o credenciamento da AVCC junto aos SUS; sem ele, isso seria praticamente impossível", detalhou Martins Filho.

Henrique Prata, presidente da Fundação Pio XII, esteve na cidade no período da manhã, quando se reuniu com algumas autoridades do município - inclusive juízes de Direito - no Fórum local. "O Prata queria que a unidade começasse a funcionar já em fevereiro", revelou o diretor de Saúde.

Entre as inúmeras vantagens do convênio apontadas pelo prefeito, estão a passagem por Fernandópolis de cerca de mil pacientes/dia, o que movimentará o comércio de hotéis, restaurantes e congêneres; a utilização do hospital para estágio e treinamento dos estudantes da área médica de Fernandópolis e a contratação de cerca de 150 profissionais.Além disso, a Pio XII fornecerá equipamentos e contratará profissionais da área de oncologia para atender na AVCC.

Segundo Martins Filho, o hospital de Fernandópolis funcionará de forma a desafogar a demanda de pacientes em Barretos, fazendo atendimentos ambulatoriais e de média complexidade. Somente os casos de alta complexidade serão enviados para o hospital de Barretos.

Em relação à luta de Jales para instalar uma unidade de tratamento de câncer consorciada à Fundação Pio XII, Vilar declarou "nada ter contra o desejo dos jalesenses; ao contrário, tomara que eles também consigam o seu hospital. Seremos um centro de referência oncológica de porte nacional", afirmou.