Com as atividades suspensas desde o dia 27 de novembro do ano passado, o setor de hemodiálise da Santa Casa de Votuporanga foi reaberto nesta terça-feira, 13. A paralisação ocorreu por causa de uma contaminação na tubulação, por uma bactéria não identificada pela Vigilância Sanitária Estadual.
A contaminação obrigou o hospital a trocar o sistema de tubulação da água tratada. Foram necessárias ainda a limpeza e desinfecção das máquinas e do setor de circulação.
A Secretaria de Saúde do Estado só liberou o setor da Santa Casa no dia 9. Segundo a nefrologista Regina Silvia Chaves de Lima, da equipe de hemodiálise, 138 pacientes que faziam tratamento em Votuporanga e haviam sido transferidos para hospitais de Fernandópolis e Rio Preto, puderam reiniciar o atendimento.
No setor de hemodiálise da Santa Casa de Fernandópolis, foi preciso criar três turnos de atendimento para atender à demanda.
Vários pacientes de mostraram felizes com a retomada da atividade do setor: sofríamos muito com as viagens constantes, disse um deles.
A DRS-15 responsabilizou-se pelo encaminhamento dos pacientes às unidades de Fernandópolis e Rio Preto.