Fernandópolis realiza “1º Inquérito de Tracoma”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis realiza “1º Inquérito de Tracoma”
A Diretoria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária e Saúde Coletiva, deu início ao “1º Inquérito de Tracoma”, campanha que se estenderá até o mês de dezembro próximo.
A campanha é realizada em parceria com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Jales e a Secretaria Estadual de Saúde e buscará mapear os casos suspeitos da doença. O tracoma é uma moléstia dos olhos que, se não for tratada adequadamente, pode levar à cegueira. Os sinais e sintomas são sensação de areia nos olhos, ardência, coceira, olhos vermelhos e sensibilidade à luz. Porém, há casos em que o paciente não apresenta sintomas.
A detecção do tracoma se dá através de exame dos olhos e pálpebras, usando-se apenas uma lupa. Na primeira etapa, estão sendo examinadas crianças entre 6 e 10 anos de idade, nas escolas públicas e particulares. Os casos suspeitos serão encaminhados para nova avaliação, feita por profissionais as Secretaria da Saúde.
Já foram detectados nada menos que 170 casos suspeitos. Mônica Adorni D’Avila, enfermeira da Saúde Coletiva, alerta para a necessidade de colaborar com a campanha: “É uma doença extremamente contagiosa, embora de fácil tratamento”, disse.