Fernandópolis: programa de saúde bucal supera meta mundial

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis: programa de saúde bucal supera meta mundial
O trabalho desenvolvido pela Equipe de Prevenção e Promoção de Saúde Bucal da Prefeitura, atingiu índices superiores aos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A conquista foi alcançada devido à aplicação intensiva de ações educativas e de conscientização realizada junto às escolas municipais e estaduais.

De acordo com o levantamento realizado pela equipe, o índice de cáries e obturações em crianças de 0 a 12 anos, está diminuindo gradativamente. Em 2000, foi de 2,08, enquanto a OMS estipulava aceitável até 3,0 incidências por criança. Para 2010, a meta da organização é chegar a 1,0 por criança, sendo que hoje Fernandópolis já contabiliza índices de 1,6.

A equipe formada pelas dentistas Karina Fernandes, Kátia Martin e Maria Cristina Ferrari, desenvolve medidas preventivas com o objetivo de conscientizar a população de seu papel como responsável pela própria saúde bucal, adquirindo hábitos preventivos. Além disso, cria e elabora instrumentos educativos voltados a promoção da saúde bucal nas escolas. A equipe conta com o apoio da Diretoria Municipal de Educação, que transporta as crianças da rede municipal até as unidades de saúde, onde recebem instruções das dentistas no escovódromo e aplicação de flúor e bicarbonato para proteger seus dentes. As crianças que necessitam de tratamento clínico também são atendidas pelas unidades de saúde. Kits com escova e creme dental são distribuídos.

Ações específicas de saúde bucal também são desenvolvidas junto à comunidade com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. “O essencial é educar a população, não apenas o paciente. A promoção de saúde deve começar antes que o indivíduo necessite de cuidados curativos”, revela uma das dentistas da equipe.