Para atender a população que não pode levar seu animal de estimação à campanha de vacinação contra a raiva animal, a equipe da Saúde Coletiva, da Diretoria Municipal de Saúde, está com um posto fixo montado no hospital veterinário da Unicastelo.
O posto de vacinação funcionará até sexta-feira, dia 7 de setembro, das 8h às 17h. O objetivo da campanha é imunizar o maior número de animais de estimação da cidade, erradicando a doença proporcionando mais saúde e segurança para a população.
De acordo com veterinário da Saúde Coletiva, Camilo Julian Azol, a cada ano, a população está se conscientizando de que deve levar cães e gatos para tomar a vacina. Com essa iniciativa, seus animais de estimação estarão protegidos contra a doença, assim como toda sua família.
A Campanha teve início no final do mês de agosto, onde foram montados postos de vacinação em várias propriedades rurais para atender a demanda dessas regiões, distantes da cidade. Em seguida, no dia 1 e 2 de setembro, cães e gatos foram imunizados por agentes de saúde, alunos do curso de Medicina Veterinária da Unicastelo e atiradores do Tiro de Guerra em postos de vacinação espalhados por toda cidade.
Há vários anos não é registrado nenhum caso de raiva humana na cidade. Este ano, foram disponibilizadas 16 mil doses da vacina anti-rábica pelo Ministério da Saúde para Fernandópolis. A vacina pode ser aplicada em cães e gatos com no mínimo três meses de idade. Ela é contra-indicada para animais que estejam sob tratamento médico. A vacina tem eficácia durante um ano.