Saúde municipal se empenha para humanizar atendimentos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Saúde municipal se empenha para humanizar atendimentos
A Diretoria Municipal de Saúde tem se empenhado para humanizar e aproximar usuários e funcionários. Trata-se do desenvolvimento de trabalhos de prevenção e promoção de saúde com a realização de eventos para a população.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde vão ser adotadas políticas que atravessem as diferentes ações e instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS), englobando todos os níveis e dimensões da atenção e da gestão. A Política Nacional de Humanização lança mão de ferramentas e dispositivos para consolidar a valorização de todos os envolvidos no processo de produção de saúde.

Pensando nisso, a Diretoria Municipal de Saúde desenvolve um trabalho diferenciado com usuários e funcionários, através de estratégias de trabalho de prevenção e promoção de saúde. Bons exemplos desse trabalho são os eventos promovidos pela diretoria. O 1º Baile da Feliz Idade que aconteceu no clube CPP no mês de maio, reuniu um público de 300 pessoas e o 2º Sarau da Unati realizado no Teatro Municipal fizeram parte da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (vírus da gripe) realizada de 23 de abril a 04 de maio. O município conseguiu ultrapassar as metas estabelecidas pelo governo e superou as expectativas. As unidades de saúde da cidade receberam 6.628 idosos durante a campanha, o que representa 84% da população idosa, são 14% a mais da meta estabelecida pelo governo.

O Festival das Crianças presenteou todas as crianças que foram imunizadas na Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A festa foi realizada dia 24 de junho no ginásio de esportes Beira Rio e reuniu cerca de 300 crianças. Brincadeiras, música, doces, brinquedos e muita animação foram aplicadas em grandes doses homeopáticas. A 1ª etapa da campanha, em Fernandópolis, atingiu a meta nacional, que era imunizar 95% das crianças com menos de cinco anos. Foram 3.621 doses aplicadas, o que corresponde a 95,1% da população nessa faixa etária. A segunda etapa está marcada para o dia 25 de agosto.

E terça-feira, dia 17 de julho, o Arraial da Saúde, festa julina realizada pelos funcionários da saúde, promoveu a integração, o trabalho em equipe, amor ao próximo e acima de tudo o exercício da humanização que hoje é um grande desafio.