Nos dias atuais, sabemos que não é fácil criar filhos, a vida cada vez mais corrida, a evolução tecnológica, o meio social em que vivemos tudo isso influência na formação do caráter de uma criança. Muitas das vezes nos pais nós pegamos perguntando se existe alguma fórmula, ou alguma maneira de termos filhos saudáveis e constituir uma família feliz.
Cabe a nós pensarmos como é difícil e desafiador para que conseguimos atingir este objetivo, bem como pensamos o quanto estamos dispostos em compartilharmos de nosso tempo com nossas crianças para que isso aconteça.
Não existe uma fórmula mágica, mais podemos ter algumas atitudes que nos irão ajudar a melhorar nosso relacionamento e formação de caráter de nossos filhos.
Primeiramente é necessário dizer que o amor é a base fundamental na criação dos filhos. Imaginemos assim: nossos filhos são como plantas, dos quais todos os dias temos que regar, adubar, podar as folhinhas secas, para que cresça, floresça e de bons frutos. Vale ressaltar que amor é assim: carinho, paciência, respeito, cumplicidade e acima de tudo, um autoconhecimento para captar a essência do filho sem impor sua forma de pensar, ou ainda querer que a criança veja o o mundo da maneira que os pais queiram, mas sim propor maneiras de aprender para que ambos possam encontrar o equilíbrio e a harmonia. É verdade que muitos de nós temos conhecimento do que foi dito acima, porém por conta de uma vida atribulada, de tempo escasso, esquecemos de colocar em prática o cultivo destes sentimentos todos os dias.
Educar um filho não é uma tarefa fácil, exige dinâmica e equilíbrio diante das adversidades, bem como necessariamente a presença efetiva dos pais na vida da criança.
Vivemos em um mundo que em muitas das vezes, nós pais, tentamos justificar nossa ausência na vida de nossos filhos, com a compras demasiadas de presentes, e não percebemos que estamos “comprando” o sentimento de perdão de um filho. Então o que devemos fazer? Precisamos nos desprender do “ter”, pois cada vez mais queremos ter a melhor roupa, o melhor sapato, melhor carro, o melhor status e começar a dar importância em “ser”, ressaltando a nossa essência, em ser feliz, ser melhores pais, ser melhores companheiros, nas pequenas coisas, agradecer a cada manhã, vivenciando com intensidade, e compartilhando ao que estão a nossa volta reservas internas de bons pensamentos, bons sentimentos e atitudes de comportamentos positivos. Um forte abraço.