Além da escovação, que é muito importante na manutenção da saúde bucal, sua escova dental requer mais atenção do que os poucos minutos que você gasta diariamente usando-a.
Os cuidados apropriados e a manutenção da escova dental são importantes para manter uma boa higiene bucal. Há diversas recomendações às quais os pacientes devem dar atenção:
-substitua sua escova a cada três ou quatro meses. Pessoas que escovam com muita força (o que não é o correto, pois pode prejudicar os dentes e a gengiva) devem substituir em menos tempo se as cerdas se abrirem.
-não compartilhe sua escova dental. Isso pode resultar na troca de micro-organismos entre os usuários, colocando-os em risco e aumentando infecções. Trata-se de uma preocupação especial para pessoas com sistema imunológico comprometido ou portador de doenças infecciosas.
-enxágue bastante sua escova com água corrente após a escovação para retirar qualquer restinho de creme dental ou resíduo. Guarde a escova na posição em pé, se possível, e deixe-a secar sem cobri-la e nem a armazene em recipientes fechados, até usá-la novamente. Um ambiente úmido, como é um recipiente fechado, é mais propício para o crescimento de micro-organismos do que um local aberto.
-Caso mais de uma escova sejam armazenadas no mesmo suporte ou área, mantenha-as separadas para evitar contaminação cruzada.
-após gripes e resfriados, também trocar as escovas, ou qualquer outro tipo de doenças na boca.
Seguir essas dicas pode ajudá-lo a ter uma escova dental limpa e sanitária. Não existem evidências clínicas de que embeber uma escova dental em enxaguatório bucal antibacteriano ou usar um sanitizador de escova dental comercialmente disponível tenha algum efeito positivo ou negativo na saúde bucal ou sistêmica.