Há muitos casos de pessoas que sofrem algum tipo de traumatismo dental. Esses podem acontecer em uma queda, um acidente automobilístico, entre muito outros. Os dentes podem sofrer só o trauma ou poder ser avulsionados (sair fora do alvéolo), necessitando de um reimplante do elemento.
O que pode acontecer quando ocorre o trauma? Às vezes não acontece nada, e os dentes permanecem sem qualquer alteração. Mas há casos em que ocorrem mudanças que se faz necessário o tratamento de canal. Essas mudanças podem acontecer logo após o trauma ou mesmo após muitos anos que aconteceu. Nos casos de reimplantes, o tratamento de canal é sempre necessário.
E quais são essas mudanças? O dente pode apresentar mudança de cor, geralmente um escurecimento da coroa dental, dor, inchaço, aparecimento de fístulas (aquelas bolinhas de pús na gengiva) e mobilidade. Em casos mais graves pode ocorrer reabsorção interna ou externa do elemento dental ou até fraturas de raiz, o que infelizmente leva a perda do dente.
O que fazer então? Quando há o trauma, procure um dentista para que faça uma avaliação clínica e radiológica. Se não tiver nenhuma alteração aparente, recomenda-se observação e se necessário medicação para dor. Quando ocorrer alguma mudança, procurar novamente o dentista para reavaliação e provavelmente será necessário um tratamento de canal.
Agora se o dente apresentar mobilidade é necessário fazer uma contenção até que o dente se restabeleça, cuidados básicos passados pelo dentista e medicação. Após isso, reavaliação e observação.
Nos casos em que ocorrer fratura da raiz ou reabsorção tanto interna quanto externa ( o que pode acontecer mesmo depois do tratamento de canal), é indicado a extração do dente e posterior realização de implante ou uma prótese.
Em todos os casos, procure um cirurgião dentista para uma correta avaliação e um tratamento adequado para cada caso.