1. Escove seu pelo
Escovar o pelo dos cachorros não só deixa-os mais bonitos como também previne doenças de pele. Além disso, cachorros em geral adoram ser escovados e isso irá aproximar ainda mais vocês dois.
2. Alimente-o bem
Uma comida de qualidade é vital pra saúde do seu cachorro. Prefira sempre ração super-premium ou consulte um nutricionista e forneça alimentação natural de qualidade.
3. Não deixe ele ter pulgas
As pulgas causam um mal estar enorme nos cachorros, além de causarem alergias e transmitirem doenças. Veja aqui como prevenir e acabar com as pulgas.
4. Brinque todos os dias
Os cães não entendem que você está estressado, cansado ou teve um dia ruim no trabalho. Brinque com seu cachorro e você vai ver que tanto ele quanto você irão se sentir muito melhor. Veja aqui o artigo: Brincar pouco fazem com que os cães fiquem ansiosos e agressivos.
5. Ajude-o a se desenvolver bem
Do mesmo modo que você não dá comida de cachorro a um gato, respeite as fases da vida do seu cão. Quando filhote, dê ração para filhote. Com 1 ano, dê ração para adultos e a partir de 7 anos dê ração para idosos.
6. Mantenha água sempre fresca
Você gostaria de beber uma água que está parada em um pote há dias? Nem seu cachorro! Muita água fresca é fundamental pro seu cachorro ser saudável, pois ele irá beber mais água. Troque a água todos os dias e se a água estiver com muita baba ou outras partículas, troque quantas vezes forem necessárias. Veja aqui como incentivar seu cão a beber mais água.
7. Dê um biscoitinho de vez em quando
Dois por dia são suficientes. Cachorros amam biscoitos e tem vários disponíveis no mercado, pra filhote, integral, com sabor etc.
8. Faça um passeio divertido
Pode ser uma trilha para cães, uma cachoeira, uma praia ou um parque perto de casa. Deixe seu cão explorar novos lugares e situações. Observe como ele fica feliz.
9. Não brinque de médico
A não ser que você seja veterinário, não cuide você mesmo do seu cão. Remédios para humanos podem ser perigosos pros cachorros e a internet não deve ser lugar de consulta por medicamentos. Tenha um veterinário de confiança e ligue pra ele sempre que necessário.
10. Tenha uma casa segura para cães
Observe se sua casa tem fios que o cão possa morder, tomadas que ele possa lamber, quinas pontiagudas onde ele pode raspar os olhos sem querer, material de limpeza em um local que ele possa alcançar. Isso pode salvar a vida do seu cachorro.Veja aqui como preparar a casa pra chegada do cachorro.
11. Tenha uma lista de telefones úteis
Faça uma lista com o telefone de 2 veterinários de confiança, um hospital 24h pra emergências, um táxi-dog e um amigo que possa te socorrer caso aconteça algo com seu cão.
12. Passeie, passeie, passeie
A coisa que um cão mais ama no mundo é passear. Passeando, além de ter um cão mais calmo, equilibrado e feliz, você também ajuda a sua própria saúde, pois faz bem pro coração.
13. Castre
Animais castrados vivem mais e com mais saúde. E é ótimo saber que você está ajudando para controlar a alta população de cães no Brasil e no mundo.
14. Mantenha-o em forma
Um cão em forma é um cão saudável e feliz. Não dê comidas fora de horário e não alimente seu cão com comidas de humanos, como pão, queijo e outras guloseimas. Veja aqui sobre a obesidade canina e como ela pode ser prejudicial ao seu cachorro.
15. Corte as unhas do cão
Quando as unhas de um cachorro encostam no chão, isso gera dor nas patas e até problemas de coluna. Aprenda a cortar as unhas do seu cachorro:
16. Cheque os brinquedos
Veja os brinquedos do seu cão e analise se são realmente seguros. Veja se não soltam partes pequenas que podem ser engolidas.
17. Deixe seu cão farejar
Cães amam farejas e isso ajuda-os a ficarem mais equilibrados e próximos do seu intinto natural. Leve-o para passear em um parque e deixe-o sentir novos aromas. Não impeça seu cão de farejar.
18. Brinque de pegar bolinha ou frisbee
Cães amam buscar coisas, faz parte da natureza deles. Leve-o pra um lugar espaçoso e jogue objetos pra ele buscar.
19. Tente entender a linguagem do cão
Seu cachorro não fala, então você precisa aprender o que seu corpo e seus gestos querem dizer através do corpo, cauda, olhos e orelhas. Veja aqui sobre a linguagem canina e aprenda.
20. Mantenha as orelhas limpas