A Casa das Rações ensina como evitar que cães, gatos, pássaros, peixes e outros animais sofram com as baixas temperaturas
Muitas pessoas acham que, por terem pelos, cães e gatos não passam frio. No entanto, todos os animais de estimação, incluindo peixes, aves e outros, precisam receber cuidados especiais nesta época do ano para que não sofram e nem fiquem doentes.
Animais ficam gripados?
De acordo com os profissionais da Casa das Rações, os pets, assim como nós, também contraem doenças respiratórias. Embora eles possam ficar gripados em qualquer época do ano, quando as temperaturas caem, a incidência aumenta. A doença pode ser causada por vírus, bactérias e até fungos, que levam a crises de tosse semelhante a engasgos. Outros sintomas comuns são espirros, secreção nasal ou ocular, febre, apatia e falta de apetite.
Como proteger os animais do frio
Além das vacinas anuais específicas para a prevenção deste tipo de doença, os bichos de estimação requerem cuidados redobrados no inverno para que não fiquem expostos às baixas temperaturas e correntes de ar.
Uma dúvida comum entre os proprietários de pets é se é recomendado colocar roupinha no cachorro ou gato para mantê-lo aquecido. Segundo os profissionais, a prática é, sim, estimulada, especialmente nos filhotes e animais mais velhos, que sentem mais frio. No entanto, é preciso tomar cuidado com o tipo de tecido escolhido, já que alguns podem causar nós nos pelos.