Gatos castrados: saiba mais sobre comportamento e alimentação dos felinos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Gatos castrados: saiba mais sobre comportamento e alimentação dos felinos

Gatos castrados: saiba mais sobre comportamento e alimentação dos felinos

Você sabia que gatos castrados devem receber uma alimentação diferente? Se não sabia, fique atento para cuidar bem do seu bichano.

 Algumas verdades e mentiras sobre gatos castrados:

 

- Gatos castrados engordam?

R: Não, o que faz engordar é a alimentação errada e a falta de exercício. Alguns gatos tendem a ficar menos ativos e por isso podem ganhar peso. Brinque com eles. Faz bem para você e para os gatinhos.

 - Gatos castrados são mais dóceis no convívio?

R: Sim. As fêmeas que não são castradas podem desenvolver depressão, anorexia e vômitos se não acasalam a cada período fértil, o que acontece de 3 a 4 vezes por ano. Os machos castrados não demarcam o território com urina e não brigam por fêmeas. Se você tiver dois gatos e ambos forem castrados, dificilmente haverá brigas entre eles.

 - A castração pode evitar doenças?

R: Sim. Algumas doenças são evitadas pela castração, principalmente cânceres relacionados com os órgãos reprodutivos. No caso das fêmeas, o câncer ovariano simplesmente não acontece . Os machos têm o risco de câncer testicular eliminado.

 - Gatos filhotes podem ser castrados?

R: Não. É recomendada a castração apenas a partir dos 6 meses (fêmeas) e 8 a 9 meses (machos). No entanto, se o gato for precoce e apresentar comportamentos de adulto (cio ou marcação de território), consulte um veterinário.

 - Gatos castrados podem apresentar problemas que outros não apresentam?

R: Gatos castrados podem apresentar mais problemas urinários, esse é um dos motivos para ficar atento à alimentação adequada e água disponível e corrente todo tempo para se ter o estímulo do consumo adequado.

 - Posso dar anticoncepcional para meu gato em vez de castrá-lo?

R: Não. A recomendação da maioria dos veterinários é que não se deve usar. Esses remédios podem causar mais dano que benefícios os bichanos.

Com a castração, acontece o fim da produção dos hormônios reprodutivos que também controlam o apetite e a manutenção de uma musculatura mais adequada à “caça”. A ração ideal para um gato castrado tem uma quantidade menor de calorias para que ele não engorde e alguns nutrientes específicos para diminuir as possíveis doenças renais.

 

Se seu gato for do tipo muito agitado, o veterinário pode aconselhar o uso de uma coleira elisabetana para que ele não fique roendo os pontos.

 

Gatos de rua vivem em média 3 a 5 anos. Gatos que não saem de casa ou do apartamento vivem por 16 a 18 anos. Gatos castrados, por saírem menos de casa, correm menos riscos, dentre eles: doenças transmitidas por outros gatos; comer comida que faça mal; cair de grandes alturas; brigas com cachorros e outros gatos; envenenamentos; pessoas que os agridem etc...

 Sem o estresse do cio da fêmea e do macho pela ansiedade de achar e brigar por uma parceira eles ficam menos agressivos e se preocupam menos com demarcação de território, expondo-se menos aos riscos de infecções, por exemplo. Por isso, sim, seu gato terá uma qualidade de vida melhor depois de castrado.