5 maneiras de cultivar o relacionamento entre pai e filho

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

5 maneiras de cultivar o relacionamento entre pai e filho

Pesquisas mostram a importância que tem um pai ativo na vida de uma criança. Dr. David Popenoe, um pioneiro na investigação sobre a paternidade diz: "Os pais têm um papel mais importante do que serem apenas os adultos da casa. Pais envolvidos trazem benefícios positivos para os seus filhos que nenhuma outra pessoa é suscetível de trazer."(A vida sem Pai: Abrigando novas evidências de que paternidade e casamento são indispensáveis para o bem das crianças e da sociedade). Investir tempo em cultivar o relacionamento pai e filho pode fazer toda a diferença na vida de uma criança.

Aqui estão 5 dicas para fortalecer e desenvolver essa relação.

  • Falar todos os dias

Estabelecer linhas de comunicação já em idade precoce desenvolve a confiança entre pai e filho. Mesmo que seja apenas por alguns momentos a cada dia, o seu filho vai perceber que você está dedicando tempo para conversar com ele. Pergunte a ele sobre o seu dia, seus altos e baixos, seus triunfos e suas falhas. Eu aprecio quando meus filhos sentem que podem conversar com seu pai sobre qualquer coisa.

  • Compartilhar um interesse comum

Quando você tem um hobby ou paixão que você compartilha com seu filho, isso oferece a ambos a oportunidade de estarem um com o outro. Momentos que ficam para sempre na memória dos dois.

Esteja na encruzilhada

Em outras palavras, não perder os momentos importantes. Assista às apresentações, eventos esportivos e cerimônias de premiação deles. Sempre que seu filho se apresentar em um palco, ele sempre saberá onde você   está sentado. Saber que seu pai está lá faz toda a diferença.

  • Elogiá-los

As crianças precisam saber quando fizeram algo bem. Mostre que reconhece os esforços e trabalho de seus filhos. Todo mundo quer ouvir coisas boas. Muitas vezes, como pai, você pode se ver apenas como alguém que corrige erros.

  • Ensiná-los

Aproveite o tempo para compartilhar seu conhecimento com os seus filhos. Pode ser tão simples como lavar um carro corretamente ou como construir algo.

Dr. Ronald P. Rohner, diretor do Centro para o Estudo da Aceitação e Rejeição Parental da Universidade de Connecticut em Storrs, falou de seu estudo sobre a importância do amor de um pai: "Esperamos que resultados como estes incentivem os homens a tornarem-se mais envolvidos no cuidado de seus filhos. Se o fizerem, toda a família será beneficiada”. Seguir essas dicas pode ajudar os pais a fortalecerem seu vínculo com seus filhos.