O que é automedicação

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

O que é automedicação

 A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são “percebidos” pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissionall de saúde (médico ou odontólogo).

O que é o uso indiscriminado de medicamentos?

O uso indiscriminado de medicamentos não se restringe somente à automedicação. Está relacionado à “medicalização”, ou seja, uma forma de encontrar a cura para as doenças e promover o bem-estar usando exclusivamente o medicamento.

Quais os riscos causados pela automedicação e pelo uso indiscriminado de medicamentos?

Uma das preocupações frente à automedicação e ao uso indiscriminado de medicamentos é o risco de intoxicação. Os analgésicos , os antitérmicos e os anti-inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.

Quais os riscos causados pelas propagandas enganosas ou abusivas?

Na mídia, obedecendo à lógica do livre comércio, os medicamentos são oferecidos à população como se fossem objetos de consumo. Entretanto, os medicamentos são compostos por substâncias (químicas ou naturais) que podem causar intoxicações pelo seu uso inadequado. A intoxicação pelo uso inadequado de medicamentos está entre as causas mais frequentes de internações hospitalares, de prorrogação da internação ou mesmo de morte. Quais os meios utilizados para persuadir e incentivar o consumo de medicamentos?

Isso significa dizer que os laboratórios de medicamentos fazem um trabalho de convencimento que atinge médicos, farmacêuticos, balconistas e proprietários de farmácias, até alcançar o usuário.

Se o produto é natural, então não faz mal?

Esta é uma ideia culturalmente incorporada pela sociedade e reforçada pela propaganda, mas que nem sempre corresponde à realidade. Todo medicamento, mesmo os fitoterápicos - aqueles chamados “naturais" - possuem propriedades tóxicas que podem produzir efeitos colaterais e apresentar contra-indicações ou ainda prejudicar a ação de outros medicamentos. Chás e ervas medicinais também podem provocar intoxicações se forem consumidos de maneira inadequada.