A ideia de começar em um novo emprego pode nos deixar bem estressados e apreensivos. Mas não precisa ser assim! A seguir, dicas para que o início da nova fase profissional seja o mais positivo possível
O melhor a fazer em seu primeiro dia de trabalho é focar a atenção no aprendizado das novas tarefas com um espírito otimista. Como ninguém tem um manual de comportamento para cada situação, é normal que fique ansioso ao primeiro contato com a nova equipe de trabalho.
A ansiedade dá asas à imaginação e faz você criar mentalmente uma porção de cenas não muito agradáveis que acabam se tornando fantasmas assustadores. Se você não tem a menor ideia de como será seu primeiro dia de trabalho, não pense no pior.
Mas, fique atento! Este é o dia da integração e nem sempre você é uma pessoa bem-vinda. Há exceções, é claro, mas normalmente o contratado vai ocupar a vaga de alguém que precisou deixá-la, por sua vontade ou não.
Geralmente essa pessoa vai lhe explicar o que fazer, com uma ponta de ciúmes de passar seu conhecimento. Pode também acontecer o seguinte: a pessoa que deixou o cargo foi promovida e não vê a hora de assumir o novo posto, mas precisa antes treinar seu sucessor e nem sempre o faz com muita paciência.
Às vezes, você não vai substituir ninguém porque sua função acaba de ser criada. Nesse caso, pode ser que gere insegurança nos demais, que não têm ideia de quem você é, nem do que vai fazer. Quando um elemento novo entra num espaço ocupado por outros, todos tendem a se acomodar.
Para ajudar você na nova jornada
• Fique calmo. Ninguém nasceu sabendo. Muitas vezes, a pessoa que foi encarregada de treiná-lo não sabe como fazê-lo, ou não há ninguém disponível para ajudá-lo. Não se desespere e procure aprender sozinho – leia o que estiver disponível, depois dê uma volta e reconheça o ambiente.
• Provavelmente pedirão que você se sente ao lado de um funcionário e fique só olhando o que ele faz. Nesse caso, faça isso mesmo. Procure aprender e sentir a energia do lugar. Faça perguntas e tome cuidado para não ficar bocejando. Se estiver com sono, peça licença, vá ao banheiro, lave o rosto, tome água e café, depois volte. Esse tempo não é perdido e faz parte do processo de integração.
• O estresse pode ser usado a seu favor e a adrenalina lhe dá energia para enfrentar novas situações. Mas pode acontecer o contrário, ou seja, você se sentir ocioso, sem ter nada para fazer na primeira semana. Aproveite para se organizar, fazer sua própria agenda de telefones ou lista de e-mails.
• Procure não ser “amigável demais”. Na ansiedade de ser aceito, exageramos nas primeiras impressões e depois temos dificuldades para manter a situação.
• Crie o hábito de todos os dias, ao fim do expediente, anotar com detalhes o que fez. Quando você precisar elaborar um novo currículo, com certeza este será bem melhor do que o anterior, pois você terá toda a sua experiência devidamente documentada.