O termo hiportireoidismo refere-se à síndrome clinica e bioquímica secundaria à redução da produção dos hormônios tireoidianos.
O hipotireoidismo é uma doença relativamente comum. Acomete principalmente em mulheres após a 4ª década de vida. A incidência da doença em ambos os sexos aumenta com a idade.
Dra, estou gordo. É por que a minha tireoide não esta funcionando ?
Nos casos de hipotireoidismo todo o metabolismo diminui e, se continuarmos comendo igual, não tem jeito, vamos ganhar peso. O hipotireoidismo ainda predispõe a uma pequena retenção de liquido e tudo isso pode resultar num pequeno ganho de peso. Mas sem duvida , não mais do que poucos quilos.
Dra, posso tomar formulas que contenham hormônios da tireoide para emagrecer?
Os hormônios da tireoide não podem ser usados para induzir perda de peso, embora realmente, quando em excesso ( hipertireodismo) , eles causem importante emagrecimento. Nestes casos , este emagrecimento é decorrente de uma importante perda de massa magra, intensa fraqueza muscular , perda de massa óssea significativa . O risco maior, no entanto , é cardiovascular. O efeito dos hormônios tireoidianos no coração pode ser muito importante, causar arritmias, isquemias e até mesmo eventos fatais.
Ando triste e desanimado: pode ser sintomas decorrente das alterações hormonais da tireoide?
O hipotireoidismo aumenta a chance de desenvolver a depressão, porém importante acompanhar estes sintomas com o psiquiatra .
Passo o dia todo com sono e sem disposição, será que é culpa da tireoide?
Sim. No hipotireoidismo há importante diminuição da disposição. O rendimento cai no esporte, no trabalho e ate no lazer. As pessoas se sentem fracas e tem sono o tempo todo
Meu cabelo não para de cair! É tireoide?
É frequente, principalmente as mulheres, se queixarem de queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, pele seca. Mas outras doenças também podem causar estas quedas. Importante procurar médico especialista para melhor diferenciar estes quadros.
Os indivíduos com hipotireoidismo apresenta um largo espectro de manifestações clinicas que variam do quadro assintomático, diagnosticado através de testes de triagem, ao quadro de mixedema grave, dependendo do grau e da duração da deficiência hormonal. A avaliação clinica pode ser inespecífica na maioria dos pacientes.
Sintomas do hipotireoidismo: frio excessivo, fadiga, aumento de peso e rouquidão, obesidade letargia, redução da memoria e da capacidade de concentração e alteração de personalidade. Sonolência, fala lenta, redução da audição, no Sistema musculo esquelético: fraqueza, câimbras musculares e dor articular. No Sistema cardiorrespiratório: redução da tolerância ao exercício, bradicardia, hipertensão leve, derrame pleural e pericárdico. No Sistema reprodutivo: redução do libido e da fertilidade e alterações menstruais. Na Pele e fâneros: pele seca, edema facial e queda de cabelos, edema de face, mãos e tornozelos, palidez e pele amarelada.
A deficiência de iodo constitui-se na principal causa de hipotireoidismo em áreas deficientes de iodo, enquanto a tireoidite auto-imune crônica prevalece em regiões suficientes em iodo.
Os níveis séricos alterados TSH associados aos níveis séricos do T4/T4L estabelecem o diagnóstico do hipotireoidismo, seja ele subclinico, primáirio, secundário ou terciário .
Seu tratamento, é feito pela reposição do hormônio tireoidiano- Levotiroxina.
Procure o médico especialista, para examiná-lo e estabelecer o diagnóstico do distúrbio desta glândula.
Bom, hoje é o meu último artigo de 2014, desejo a todos os meus leitores um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz, saúde e felicidades. Grande abraço.